O que você precisa saber antes de viajar para Europa, leia abaixo:

A Europa é um continente formado por 50 países, cada um com suas características e peculiaridades. Selecionamos as principais informações que você precisa saber antes de viajar e ter uma experiência tranquila.

Documentos de viagem: Você precisará de um passaporte válido e, em alguns casos, um visto para entrar em determinados países europeus. Certifique-se de verificar com antecedência quais são os requisitos específicos de entrada para os países que você pretende visitar.

Brasileiros não precisam de visto de turismo para países -membros do Acordo Schengen, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Letônia, Lituânia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, porém, no momento do desembarque, serão exigidos por agentes de imigração alguns documentos.

Passaporte: é altamente recomendável que seu documento tenha ao menos, 6 meses de validade a partir da data de viagem;

Passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, como extrato bancário, cartão pré-pago, como o Visa Travel Money (VTM) ou dinheiro em espécie, recomendamos levar em média de 70 a 90 euros por dia.  O euro é a moeda oficial da Europa, salvo em alguns países, como a Inglaterra que é usado a libra esterlina. Uma dica muito importante sobre dinheiro, é sempre levar troco, para pequenas despesas, como pagar um taxi, pedágio ou aquele cafezinho.

Comprovante de hospedagem ou carta convite, é importante levar impresso a confirmação da sua reserva, para apresentar na imigração.

Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica, válido em todos países membros do acordo Schengen, entre outros. Em alguns casos, ter um seguro com cobertura covid é exigido pelo governo do país, juntamente com o certificado internacional de vacinação da COVID e da febre amarela.

Para 2024 está previsto um novo documento exigido para brasileiros entrar na Europa, chamado de ETIAS, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização.

Este novo sistema é uma autorização prévia que o turista deve solicitar antes de embarcar para Europa.

Para obter o ETIAS, basta preencher um formulário eletrônico com as informações pessoais, e pagar uma taxa de 7 euros.

A aprovação ou não do documento será enviado por e-mail, o site para obter o ETIAS ainda não foi divulgado.

Partindo da documentação, vamos falar sobre planejamento, onde é preciso organizar um roteiro detalhado, do dia a dia, para aproveitar ao máximo o que cada destino tem para lhe oferecer.

É importante ficar no mínimo uns cinco dias em cada cidade, explorando cada atrativo turístico, os passeios por vilarejos vão surpreender você, e vai lhe proporcionar mais contato com a cultura local e comunidade.

Um ponto importante na sua viagem é o deslocamento para cada ponto turístico, em muitos destinos na Europa o meio de transporte público é bem procurado, e uma forma econômica, além de ser muito seguro. O meio de transporte mais usado é o trem que liga quase todos os países da Europa.

Para aqueles que gostam de se aventurar tem a opção de locar um carro e explorar com liberdade cada atrativo. Para dirigir na Europa, é preciso ter a permissão Internacional para dirigir ( PID), é preciso ir a uma agência do Detran do estado em que a sua CNH foi emitida, também é possível solicitar na internet.

A autorização só será concedida se você tiver sua carteira de habilitação sem multas, para solicitar é preciso os seguintes documentos como, carteira de habilitação válida, comprovante de endereço recente, documento de identidade com foto, passaporte, e comprovante de pagamento da taxa de serviço.

É importante destacar que as informações podem sofrer alterações sem aviso prévio, por isso, recomendamos sempre verificar as normas vigentes e atualizadas no site do detran.

Para quem não quer se preocupar com locação de carro e burocracias, temos opções com roteiros completos guiados, viajando em grupo. Além da comodidade, você tem a possibilidade de conhecer outros viajantes de várias nacionalidades.

A Europa tem destinos com as experiências mais variadas em qualquer época do ano, possuí uma enorme quantidade de aeroportos, além de transporte de trens de qualidade onde facilita o deslocamento dentro dos países e entre eles.

Países como, Paris, Lisboa, Roma, Veneza, Madri, Amsterdã e Londres estão entre as mais procuradas pelos brasileiros que visitam a Europa, mas a lista é grande, onde países como Alemanha, Bélgica, Grécia, Suíça e Irlanda também são bastante exploradas pelos turistas e rendem maravilhosas fotografias.

É muito comum a dúvida quando ir, mas não temos uma resposta exata, cada destino pode ser mais interessante em determinada época.

O clima na Europa pode variar amplamente de acordo com a estação e a região que você está visitando. Verifique as previsões meteorológicas e traga roupas adequadas para a estação e o clima da região que você visitará.

O verão acontece nos meses de junho, julho e agosto e inverno nos meses dezembro, janeiro e fevereiro.

Outros detalhes tão importantes quanto ao idioma, embora muitos europeus falem inglês, especialmente em áreas turísticas, é sempre útil aprender algumas palavras básicas do idioma local para se comunicar com os moradores locais. Ter um livro de frases pode ser uma ajuda.

Quanto a segurança, a Europa é geralmente segura para os turistas, mas é sempre importante ter precauções de segurança, como ficar atento a carteiristas, manter seus objetos de valor seguros e evitar áreas perigosas durante a noite.

Cada país na Europa tem sua própria cultura e tradições. É importante respeitar as diferenças culturais e estar ciente das leis e costumes locais.

Ter um plano de viagem detalhado e reserve suas acomodações e bilhetes com antecedência para evitar imprevistos e atrasos. Também é recomendável fazer um seguro de viagem para cobrir qualquer emergência médica ou problemas de viagem que possam surgir.

Seguindo essas dicas, você estará bem-preparado para desfrutar de sua viagem à Europa.

Boa viagem!

Categorias
Posts Recentes
Publicidade