PREVIDÊNCIA PRIVADA: Descubra como ter um rendimento maior através da portabilidade

Você sabia que seu plano de previdência pode estar te rendendo menos do que deveria? 
Com a portabilidade você pode investir em um plano de previdência que faça seu dinheiro render mais. Leia abaixo:

Muitos investidores possuem planos de previdência com taxas muito acima da média do mercado e com péssima rentabilidade. Mas o que muitos não sabem é que existe uma opção para mudar isso: a portabilidade nos planos de previdência.

A portabilidade é um direito de todo investidor e consiste em migrar seu plano de previdência para outro, seja dentro da mesma instituição financeira ou para outra. O processo é totalmente gratuito e o único custo é a taxa de carregamento de saída no plano atual, se houver.

Contudo, é importante ressaltar que a portabilidade só pode ser realizada entre planos da mesma modalidade. Ou seja, se você investe em um PGBL, só pode migrar para outro PGBL. O mesmo vale para os VGBL.

Além disso, a carência mínima para pedir a portabilidade em planos de previdência abertos é de 60 dias. Porém, para efeitos de tributação, o tempo de investimento não passa por nenhuma alteração. O prazo pode ser maior, dependendo do regulamento do plano original.

Para solicitar a portabilidade, basta comunicar à instituição para a qual você deseja migrar seu plano e ela se responsabilizará por dar andamento nesse processo em até, no máximo, cinco dias úteis, sem a necessidade de comunicar qualquer coisa à sua seguradora atual.

Entre as vantagens da portabilidade, está a possibilidade de mudar sua tabela de tributação de imposto de renda, indo da progressiva para a regressiva – o movimento contrário não é permitido.

A Previdência Privada é uma modalidade de investimento que permite que você construa seu patrimônio com maior flexibilidade, pensando no médio e longo prazo, seja na aposentadoria, planejamento sucessório ou mesmo nos benefícios fiscais que você pode ter com essa aplicação.

Se você possui um plano de previdência com taxas altas e baixa rentabilidade, saiba que existe uma opção para mudar isso: a portabilidade. É um processo simples e gratuito que pode ser realizado para migrar seu plano para uma opção mais vantajosa. Por isso, é importante conhecer bem seu plano de previdência e estar atento às opções disponíveis no mercado para garantir uma boa aposentadoria no futuro.

Categorias
Posts Recentes
Publicidade